Por categoria:

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Interação entre Jogadores

Uma das questões detectadas nos play tests foi que cada jogador fazia seu turno de forma independente dos outros. E apesar do objetivo ser comum, havia pouca interação entre os jogadores para um jogo cooperativo.

Estou escrevendo esse post para falar sobre uma nova regra que possibilita uma maior interação entre os jogadores, permitindo que um jogador ajude o outro durante seu turno. Vamos ver como funciona!

Os hackers acabam atuando sozinhos na maioria das vezes, justamente para evitarem que a interação com outros hackers revele sua identidade ou sua localização. Dessa forma, a ajuda que um hacker dá ao outro deve ser pontual e pode ser utilizada apenas em alguns cenários. Segue como funciona:


  • Ajuda limitada. Um jogador só pode jogar uma única carta no turno de outros jogadores por rodada. Ou seja, se jogou uma carta para ajudar um jogador, não poderá jogar uma outra carta para ajudar o seguinte.

  • Sacrifício da técnica. Ao ajudar o outro hacker, aquela técnica utilizada é exposta e não é mais efetiva para ser empregada sem que o hacker seja detectado. Sendo assim, toda carta jogada no turno do outro jogador é tirada definitivamente de jogo. Vale ressaltar que o jogador ficará com uma carta a menos em seu turno!

  • O sacrifício tem ser feito se o outro hacker está realmente precisando! Não se pode jogar uma carta sem que ela seja realmente necessária. Para que o outro jogador possa ser ajudado, ele tem que já ter jogado todas as cartas de sua mão (sem descartar nenhuma voluntariamente - ressalto que podem ser descartadas cartas que por algum motivo não possam ser jogadas). Além disso, pelo menos um ponto da carta jogada pelo outro jogador precisa ser utilizado. Exemplo 1: se o jogador precisa de 1 ponto de pesquisa para comprar uma carta, o outro pode jogar uma carta que dê 2 pontos de pesquisa, mesmo que apenas um ponto seja utilizado. Exemplo 2: se o jogador possui pontos de ataque que são suficientes para atacar a carta que ele deseja na rede, o outro jogador não pode jogar uma carta que dê pontos de ataque que na serra utilizados. 

  • É muito arriscado ajudar em ataques diretos ao alvo. Atacar ao alvo para pegar informações é sempre mais complicado pois o risco de exposição é maior... Dessa forma, nunca é possível ajudar com pontos de ataque e defesa em turnos que são feitos ataques diretos ao alvo.

Já foram feitos play tests utilizando essas novas regras e funcionaram de forma bem redonda! Com elas, o deck dos hackers acaba ficando mais forte mais rápido, devido a eliminação das cartas, além de se ter a possiblidade de ter a ajuda dos outros jogadores nas investidas a rede. Dessa forma, a ideia é com isso diminuir o tempo de jogo e a quantidade de decks de facção em uma partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário