Por categoria:

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Conhecendo os decks de habilidade

Ao fazer a preparação de uma partida, devem ser adicionados decks de habilidades de acordo com a quantidade de jogadores. Cada deck possui cartas relacionadas com um determinado tipo de "área de expertise" que um hacker pode ter.

Um deck de habilidades é composto por 20 cartas, sendo essas de 6 tipos diferentes. Dois tipos de carta são mais frequentes, com 5 cartas de cada, 3 tipos de carta possuem frequência média, com 3 cartas de cada, e por fim, existe uma carta rara que é somente uma por deck. As cartas de um determinado deck de habilidade procuram balancear pontos de ataque, defesa e pesquisa.

O protótipo atual do Hackers possui 6 decks de habilidade diferentes. Para que vocês possam conhecer um pouco mais, coloco uma pequena descrição de cada deck e uma carta de exemplo:


  • Criptografia: Algoritmos de criptografia são essenciais para a segurança que temos na Internet. O principal objetivo é a proteção de dados, mas também existem técnicas que podem ser utilizadas para descobrir as chaves e quebrar as proteções existentes.


  • Ataques Distribuídos: Existe uma máxima que diz que a "união faz a força", e para esse tipo de habilidade é a união de várias máquinas que fortalece o ataque feito pelo hacker. Esse tipo de ação se utiliza do envido de informações de forma passiva, e normalmente de diversas máquinas, para neutralizar seus alvos.

  • Engenharia Social: Por mais sofisticadas que sejam as técnicas para se acessar um sistema, certamente um dos tipos mais efetivos de ataque são os que utilizam as pessoas. Esse tipo de habilidade explora o fator humano envolvido nos sistemas de informação.

  • Engenharia Reversa: Saber as vulnerabilidades de um sistema e falhas no seu código são o primeiro passo para desenvolver um código que possa as explorar. A engenharia reversa se vale da reconstrução do código de outras aplicações para descobrir seus problemas.

  • Desenvolvimento de Vírus: Uma das "artes negras" da programação é o desenvolvimento de vírus. Esse tipo de habilidade sabe lidar com os vírus presentes na rede e até mesmo na sua mão. Mas precisa ser utilizada com muito cuidado, pois quem brinca com fogo também pode ser queimar...


  • Roteamento: Quando utilizamos a rede, as mensagens passam por uma série de nós antes de chegarem ao seu destino. A habilidade de roteamento possibilita a manipulação das rotas e dos nós da rede a seu favor. 


Espero que tenha dado para ter uma ideia dos decks que existem hoje e de como são as cartas. Se querem saber se temos ideias para outros decks, a resposta é que temos um monte! Apenas citando algumas: Redes Wireless, Phreaking, Programação, Aplicações Web, Controle de Acesso e etc... 

O que achou dos nossos decks de habilidade? Tem alguma ideia para outros decks? Qual o próximo deck que você gostaria de ver no jogo? Mande sua opinião aí nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário