Por categoria:

sábado, 15 de agosto de 2015

Explicação Temática do Gameplay

Em um jogo com uma temática forte como o Hackers todos os elementos, mesmo que inseridos para questão de equilíbrio ou mecânica precisam fazer sentido dentro daquele cenário que o jogo se insere. Em alguns dos posts anteriores que escrevi, as vezes me preocupei muito em explicar as regras e o funcionamento do jogo, mas sem inseri-los na temática. Nesse post vou tentar explicar o funcionamento do jogo, mas por uma perspectiva fortemente ligada ao tema.

Cada jogador personifica um Hacker que em um mundo tomado pela corrupção é um herói que expõe segredos bem guardados para que a justiça possa ser feita. As cartas de seu deck são os recursos que você possui para essa missão e as cartas que estão em sua mão são aqueles que estão prontos para serem utilizados. Dentro desse cenário, cada rodada representa um dia, no qual o hacker pode realizar suas ações e preparar seus recursos para o dia seguinte.

Esses recursos podem dar pontos de pesquisa para o Hacker realizar a prospecção de novos recursos. Essa pesquisa pode ser utilizada para baixar e configurar um software, aprender a realizar uma ação, obter o controle de um hardware ou fazer contato para adquirir apoio de um aliado. Mas a disponibilidade dos recursos para pesquisa depende de oportunidades que se apresentam e estão representadas pelas cartas nos Recursos Disponíveis para Pesquisa.

Os recursos dominados pelo hacker também podem dar pontos de ataque e de defesa, que são utilizados para incursões a rede. Os pontos de ataque são utilizados para vencer as defesas do adversário e os pontos de defesa são utilizados para impedir que, durante a incursão, o adversário adquira dados que podem revelar sua identidade e localização.

Para vencer o jogo, os hackers precisam adquirir os dados do alvo, mas para chegar até ele precisam atravessar a rede. A rede é ocupada por adversários que impedem os caminhos das rotas que dão acesso ao alvo. A cada turno, a partir da carta revelada no deck adversário, novas cartas podem entrar na rede ou ações que prejudicam os hackers podem ser realizadas. As cartas da rede, que podem ser softwares, hardwares ou aliados, precisam ser apenas neutralizadas e por isso basta gastar um número de pontos de ataque igual aos seus pontos de defesa. No caso do alvo, como o objetivo é adquirir seus dados, vencer suas defesas é apenas o começo, e cada ponto de ataque que excede esse valor é adquirido em dados pelo hacker. Se os hackers adquirirem todos seus dados, saem vitoriosos.

Ao realizar seus ataques, o Hacker deve evitar que informações sobre ele sejam adquiridas. Para isso, deve gastar também um número de pontos de defesa equivalente ao valor do ataque de quem está sendo atacado. Caso ele não gaste, ele pode escolher se sacrificar e perder dados que podem revelar sua identidade e sua localização, além de receber um vírus em seu deck. Se apenas um hacker perder todos os seus dados, ele compromete toda a equipe, levando todos a derrota.

De forma mais resumida, é assim que o hackers funciona inserido dentro da sua temática! Se quiserem mais detalhes do funcionamento, o manual preliminar está disponível para download. Porém informo que estamos trabalhando em uma versão dele atualizada e mais completa que devemos disponibilizar em breve! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário