Por categoria:

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Relatório dos Primeiros Play Tests

I Um jogo de tabuleiro demanda diversos testes para que as mecânicas possam estar alinhadas e o jogo equilibrado. Não é desejável nem que o jogo possa ser vencido muito facilmente, nem que seja algo impossível de se vencer. Nesse post vou falar sobre os primeiros play tests que fizemos e dos resultados que estamos obtendo.

Fase 1 - Primeiro protótipo: Com o primeiro protótipo montado foram feitos alguns play tests de partidas solo. Nas primeiras partidas o jogo estava muito difícil e não foi possível atingir o alvo nenhuma vez. Tentou-se fazer um ajuste nos valores dos atributos de ataque e defesa dos adversários, mas também não foi o suficiente. Apesar dos números não estarem balanceados, as mecânicas funcionaram bem e não foram mexidas.

Fase 2 - Segundo protótipo: Nessa segunda tentativa, várias cartas do protótipo foram refeitas, incluindo as cartas dos decks de facções adversárias e dos decks de habilidade, que vão compor as cartas do jogador. Até mesmo o deck inicial de cada jogador foi retrabalhado. Nessa fase também foram feitos vários jogos solo, com resultados bastante animadores. Jogos foram vencidos e perdidos, sendo que nenhum vencido foi com uma folga muito grande e em nenhum perdido se sentiu que a vitória não seria possível. Sentimos que com o aprendizado do primeiro protótipo foi possível equilibrar os números das cartas. Poucas cartas precisaram ser mexidas.

Fase 3 - Protótipo Extendido: Com o sucesso dos jogos solo, foram criados mais decks de habilidade e de facções adversárias, de forma a possibilitar o jogo com uma maior quantidade de jogadores (a quantidade de decks em jogo varia com o número de pessoas). No momento estamos seguindo com esses testes e também estamos ficando satisfeito com os resultados. Não vou falar muito aqui pois vou deixar para as pessoas que experimentaram falarem com as palavras delas. Mas isso fica para um próximo post...

Ressalto que além dos play tests com varios jogadores, continuamos com os play tests solo para testar as diversas combinações possíveis entre os decks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário