Esse blog vai falar sobre o jogo de tabuleiro Cyber Squad, cuja temática é focada em uma batalha que ocorre dentro de rede de computadores, onde os jogadores precisam capturar dados de um alvo para fazer justiça. Diferente de outros jogos do gênero, que se passam em ambientes futuristas, a tecnologia do mundo de Cyber Squad é bem similar a do nosso mundo. Em outras palavras, as técnicas de ataque e defesa cibernéticos presentes nas cartas do jogo, realmente existem!
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domingo, 30 de agosto de 2015
Hackers é um jogo difícil?
Dos play tests feitos até agora, 37% das partidas terminaram em derrota e 63% em vitória. Na opinião das pessoas que jogaram, 38% acharam o jogo difícil, 38% acharam a dificuldade média e apenas 24% acharam o jogo fácil. Vale ressaltar que as pessoas deram a sua opinião baseando-se apenas no alvo e no cenário utilizados na partida.
O alvo e o cenário utilizados em uma partida determinam a dificuldade da sessão (assim como um pouquinho de sorte na ordem que as cartas vão saindo). Além disso, certas peculiaridades do cenário e do alvo também torna mais fácil ou mais difícil jogar contra ele com um certo hacker, com um certo deck de habilidades ou com certas facções. Isso é bem interessante pois é possível dessa forma ajustar a dificuldade e o desafio do jogo.
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
Playtest em dose dupla????
Gravamos video do gameplay de Hackers
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Um apanhado sobre o que já falamos sobre o Hackers
Acredito que o melhor lugar para começar seja lendo a explicação temática do gameplay. Em seguida é interessante dar uma olhada no playmat e no playmat individual de cada jogador.
Nesse ponto talvez seja interessante dar uma olhada na temática do jogo. Expandindo um pouco mais, talvez seja interessante dar uma olhada nos decks de habilidade disponíveis e no exemplo de um alvo, para entender mais o objetivo do jogo.
Voltando para as regras, sugiro dar uma olhada nas ações que um jogador pode fazer independentes das cartas e em como funciona a regra que permite que um jogador jogue cartas no turno de outros. A compreensão do jogo pode ser fechada com o entendimento das decisões estratégicas que os jogadores precisam tomar durante a partida.
Se você quer ir no detalhe, está disponível para download na Ludopedia o manual preliminar do jogo. Lembro apenas que esse manual ainda na tem algumas das regras apresentadas nos posts acima e está sendo atualizado.
Se quiser saber dos testes do jogo, já foram feitos play tests na Playful em SJCampos, no 4 Lab Jogos em São Paulo, além de na REDBOX e no evento Iron Nerds no Rio de Janeiro. Você pode ler também o relato de algumas pessoas que jogaram.
sexta-feira, 21 de agosto de 2015
Estratégia e Decisões do Jogador em Hackers
Já falamos bastante aqui no blog sobre como são as regras, como o jogo funciona e como ele se insere na temática. Mas como é jogar Hackers? Que decisões eu preciso tomar? Como montar minha estratégia? Esse post vai falar um pouquinho sobre essas questões!
Equilibrando pontos - Como todo jogo no estilo deck building, as cartas adquiridas pelo hacker são as que ditam sua estratégia. Como o jogo utiliza três tipos de ponto: pesquisa (para comprar novas cartas), ataque (para neutralizar cartas da rede ou atacar o alvo) e defesa (para evitar que o adversário adquira dados sobre sua identidade), é importante buscar, durante o jogo, equilibrar as cartas adquiridas nesses três tipos de pontos.
Criando combos - Tirando as cartas de Habilidades Básicas, que começam no deck do hacker, todas as cartas possuem uma habilidade e/ou efeito especial. Em sua maioria, as cartas ficam mais fortes se combinadas com outras cartas. Existem alguns combos que utilizam cartas de um mesmo deck de habilidades, mas existem também diversos combos a serem descobertos entre cartas de diferentes decks de habilidade, e mesmo com as cartas específicas de cada hacker. Cabe a cada jogador avaliar as possibilidades de combinação das cartas e criar os seus combos!
Sacrificando informações - Em um ataque perfeito, os pontos de ataque são maiores que a defesa do adversário e os pontos de defesa são maiores que o ataque do adversário. Porém algumas vezes você possui ataque suficiente para remover uma carta da rede, ou até mesmo para adquirir alguns dados do alvo, porém seus pontos de defesa não cobrem todo seu ataque. Nesses casos, o hacker pode optar por ir em frente e se sacrificar, deixando alguns de seus dados serem capturados. Além de ficar vulnerável a ataques diretos que podem significar a derrota para todos, esse é um sacrifício que pode ser feito apenas algumas vezes, então escolha bem essas oportunidades...
Ajudando os aliados - É possível jogar uma carta por rodada no turno de outro jogador para ajuda-lo, porém essa carta sai do jogo ao invés de ir para seu descarte. Isso pode ser usado para dar um apoio ao seu aliado e um momento crítico e também para tirar cartas mais fracas do deck. Saber eliminar cartas em momentos certos, assim como sacrificar cartas mais fortes em momentos críticos, pode ser o que vai fazer a diferença entre a derrota e a vitória do grupo.
Além de fazer todas esses tipos de escolha a todo momento, os jogadores ainda precisam eliminar adversários que entram constantemente na rede e ainda encontrar rotas livres para atacar o alvo!
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
Invada um site distribuído
Um dos alvos mais difíceis de se adquirir todos os dados é o Site Distribuído. Ele representa diversas máquinas fisicamente distribuídas, cujos dados também estão espalhados. Segue abaixo a carta que representa esse alvo.
Como ele está distribuído, não adianta atacar um de seus nós com um ataque muito forte, pois os outros ainda estarão de pé. Sendo assim, não importa em quantos pontos de ataque a defesa dele seja excedida, que o hacker pode adquirir no máximo dois pontos de dados (na carta é chamado de resistência, porém a terminologia será ajustada).
Ainda por cima, o Evento Especial recupera 2 pontos quando aparece no deck adversário, representando que um novo nó do site distribuído subiu e também precisa ser atacado. Sendo assim, quando se acha que está conseguindo adquirir toda a informação, ele pode se recuperar subindo mais nós.
Fique de olho aqui no blog que em breve mostraremos mais alvos presentes no jogo!
domingo, 16 de agosto de 2015
Mini playmat do jogador
sábado, 15 de agosto de 2015
Play test no evento Iron Nerds na Tijuca RJ.
Venho aqui relatar um playtest realizado ontem (15/08/2015) no RJ. Fiquei sabendo do evento IRON NERDS na tijuca no final da tarde e acabei correndo pra lá... por isso não deu tempo de avisar aqui no BLOG ( e por isso peço desculpas)!
Fomos muito bem recebidos pelo organizador do evento que arranjou mais uma pessoa para testar o nosso protótipo.
O play test foi bem interessante tivemos a oportunidade de testar novamente a mecânica de interação entre os jogadores...
Segue algumas fotos do play test.
Como o IRON NERDS é um evento que acontece com frequência certamente estaremos presente em outra edição para podermos realizar outros play tests.
Se você não sabe onde acontece o IRON NERDS damos a dica: o evento acontece na praça de alimentação do Mercado EXTRA (Rua Higino, 115, Tijuca, Rio de Janeiro). Fique Ligado no Facebook e apareça por lá! Se você tiver sorte nos encontramos num sábado no evento e você faz um play test.
Explicação Temática do Gameplay
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
Relato do Playtest na Redbox 10/08/2015
Agradeço a oportunidade de fazer um play test na Redbox na última segunda-feira dia 10/08/2015.
Para quem não sabe todas as segundas-feiras de 19:00 as 22:00 acontece um Happy Hour na Redbox onde as pessoas podem jogar vários jogos, tive um feedback muito legal das pessoas que tiveram oportunidade de testar o jogo!
Estas oportunidades nós dão a chance de verificar e repensar algumas regras e nós dão várias idéias para melhorar o jogo!
Segue abaixo as fotos do play test.
Tivemos a change de testar as regras de Interação entre Jogadores, e estamos começando a avaliar o impacto que estas terão no equilíbrio do jogo, para verificar a necessidade de ajustes.
segunda-feira, 10 de agosto de 2015
Interação entre Jogadores
Estou escrevendo esse post para falar sobre uma nova regra que possibilita uma maior interação entre os jogadores, permitindo que um jogador ajude o outro durante seu turno. Vamos ver como funciona!
Os hackers acabam atuando sozinhos na maioria das vezes, justamente para evitarem que a interação com outros hackers revele sua identidade ou sua localização. Dessa forma, a ajuda que um hacker dá ao outro deve ser pontual e pode ser utilizada apenas em alguns cenários. Segue como funciona:
- Ajuda limitada. Um jogador só pode jogar uma única carta no turno de outros jogadores por rodada. Ou seja, se jogou uma carta para ajudar um jogador, não poderá jogar uma outra carta para ajudar o seguinte.
- Sacrifício da técnica. Ao ajudar o outro hacker, aquela técnica utilizada é exposta e não é mais efetiva para ser empregada sem que o hacker seja detectado. Sendo assim, toda carta jogada no turno do outro jogador é tirada definitivamente de jogo. Vale ressaltar que o jogador ficará com uma carta a menos em seu turno!
- O sacrifício tem ser feito se o outro hacker está realmente precisando! Não se pode jogar uma carta sem que ela seja realmente necessária. Para que o outro jogador possa ser ajudado, ele tem que já ter jogado todas as cartas de sua mão (sem descartar nenhuma voluntariamente - ressalto que podem ser descartadas cartas que por algum motivo não possam ser jogadas). Além disso, pelo menos um ponto da carta jogada pelo outro jogador precisa ser utilizado. Exemplo 1: se o jogador precisa de 1 ponto de pesquisa para comprar uma carta, o outro pode jogar uma carta que dê 2 pontos de pesquisa, mesmo que apenas um ponto seja utilizado. Exemplo 2: se o jogador possui pontos de ataque que são suficientes para atacar a carta que ele deseja na rede, o outro jogador não pode jogar uma carta que dê pontos de ataque que na serra utilizados.
- É muito arriscado ajudar em ataques diretos ao alvo. Atacar ao alvo para pegar informações é sempre mais complicado pois o risco de exposição é maior... Dessa forma, nunca é possível ajudar com pontos de ataque e defesa em turnos que são feitos ataques diretos ao alvo.
domingo, 9 de agosto de 2015
Para o pai que gosta de jogar com os filhos
Gostaria de deixar aqui no blog uma pequena homenagem aos pais, principalmente aqueles que jogam junto com os filhos. Eu acredito que sentar em uma mesa e dividir um jogo com alguém da família é uma forma de passar com essas pessoas um momento de qualidade.
É muito comum ver pais jogando com seus filhos e os deixando ganhar. Em um jogo cooperativo como o Hackers, você não precisa fazer isso, pois ao invés disso você pode ganhar junto o seu filho!
Deixo para vocês o link de dois posts que escrevi para o blog da Galápagos sobre jogatinas com minhas filhas: O Dia que Joguei Com Meu Pai e Porque Deixar seu Filho Ganhar, se Pode Ganhar Junto com Ele?
Espero que um dia o Hackers possa ser usado como ferramenta para unir pais e filhos! Eu já jogo ele com minha filha e nos divertimos bastante!
Feliz dia dos pais!
sábado, 8 de agosto de 2015
Playtest na REDBOX segunda dia 10/08/2015 no Rio de Janeiro!
Venho através deste post informar que estarei no dia 10/08/2015 na Loja Redbox para realizar um playtest do Hackers Boardgame. Para quem não sabe a Redbox se localiza na Avenida 13 de Maio, 33 - Loja 406 no Centro do Rio de Janeiro.
Toda Segunda-feira a noite, a partir das 19:00 horas, ocorre um encontro de jogadores de jogos de tabuleiro moderno na Redbox, Espero que esta seja a primeira de muitas oportunidades de testar o Hackers neste evento.
Quem quiser conhecer mais sobre o Hackers Boardgame pode comparecer na Redbox é poderá ver em primeira mão a primeira versão do jogo!!!
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Ações Independentes das Cartas
A seguir estão as ações independentes de cartas que um jogador pode fazer durante seu turno e as condições para que sejam feitas:
- Aprimorar Habilidades: a medida que um hacker vai aprendendo novas técnicas e tendo acesso a novos recursos, ele tende a deixar de utilizar coisas que utilizava anteriormente. Dessa forma, uma das ações que o jogador pode fazer em seu turno e avaliar recursos que possui e decidir por abandonar um deles. Em termos de jogo, o jogador em um determinado turno pode separar três cartas de sua mão, descartar duas e tirar a outra de jogo (saindo dessa forma do seu deck). Nenhuma dessas três cartas podem ser usadas esse turno. Para fazer isso ele precisa ter no mínimo 14 cartas em seu deck e nenhuma dessas três cartas pode ser um vírus.
- Formatar a mão: os Vírus são um grande pé no saco no deck dos nossos hackers e algumas vezes acaba sendo inevitável ter que conviver com alguns deles por um tempo. Porém, nada como uma boa formatação para eliminar os vírus que estão te incomodando. Se o jogador decidir não usar nenhum ponto de ataque, pesquisa ou defesa (a não ser para se defender contra ataques diretos) nesse turno, ele pode descartar a mão inteira e tirar de jogo todos os vírus que estão em sua mão. Para fazer isso, ele também não pode ter jogado nenhuma carta no turno de outros jogadores!
- Busca no Cyberespaço: Oportunidades como aprendizado de ações, tomar o controle de máquinas, fazer contato com aliados e baixar e configurar softwares nem sempre estão disponíveis. É na área dos Recursos Disponíveis para Pesquisa que ficam as oportunidades que estão disponíveis naquele momento. A questão é que nem sempre essas oportunidades são adequadas a estratégia para atacar o alvo, além de muitas vezes estarem contaminadas com alguns vírus. Dessa forma, o hacker pode fazer uma busca por novos recursos que podem estar disponíveis no cyberespaço, mesmo que com isso acabe perdendo a chance de investir nos recursos que estão disponíveis no momento. Fazendo essa ação, o hacker deve descartar toda sua mão e não pode fazer mais nenhuma ação esse turno (exceto se defender contra ataques diretos). Ele pode trazer para o seu deck um dos Recursos Disponíveis para Pesquisa de menor custo, recolher os outros e colocar no final do deck de habilidades. Com isso, as seis próximas cartas do deck de habilidades são abertas na mesa e todos os vírus que estavam nos Recursos Disponíveis para Pesquisa saem de jogo. Para fazer isso, o hacker não pode ter jogado nenhuma carta no turno de outros jogadores!
quinta-feira, 6 de agosto de 2015
Cancelamento do Playtest na Playful (06/08 - 18h)
quarta-feira, 5 de agosto de 2015
Mais um play test agendado na Playful em SJC - 06/08 as 18h
Para quem ainda não conhece a Playful, ela fica na Rua Tufi Simão Filho, 44, Jardim São Dimas. Mais detalhes você pode ver aqui!
O play test dessa semana é muito importante para a gente pois vamos experimentar regras que ditam uma nova dinâmica para a interação entre os jogadores. Falaremos aqui no blog sobre como foi o jogo com essas novas mecânicas, que permite que um jogador participe durante o turno de outro.
terça-feira, 4 de agosto de 2015
Conheça mais a temática do jogo
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
Mais de 1000 visualizações no blog em 10 dias!
Só que nós queremos mais de vocês: participação! Mandem seus comentários, o que acharam do jogo, sugestões e etc... Não sejam tímidos!
Conhecendo os decks de habilidade
Um deck de habilidades é composto por 20 cartas, sendo essas de 6 tipos diferentes. Dois tipos de carta são mais frequentes, com 5 cartas de cada, 3 tipos de carta possuem frequência média, com 3 cartas de cada, e por fim, existe uma carta rara que é somente uma por deck. As cartas de um determinado deck de habilidade procuram balancear pontos de ataque, defesa e pesquisa.
O protótipo atual do Hackers possui 6 decks de habilidade diferentes. Para que vocês possam conhecer um pouco mais, coloco uma pequena descrição de cada deck e uma carta de exemplo:
- Criptografia: Algoritmos de criptografia são essenciais para a segurança que temos na Internet. O principal objetivo é a proteção de dados, mas também existem técnicas que podem ser utilizadas para descobrir as chaves e quebrar as proteções existentes.
- Ataques Distribuídos: Existe uma máxima que diz que a "união faz a força", e para esse tipo de habilidade é a união de várias máquinas que fortalece o ataque feito pelo hacker. Esse tipo de ação se utiliza do envido de informações de forma passiva, e normalmente de diversas máquinas, para neutralizar seus alvos.
- Engenharia Social: Por mais sofisticadas que sejam as técnicas para se acessar um sistema, certamente um dos tipos mais efetivos de ataque são os que utilizam as pessoas. Esse tipo de habilidade explora o fator humano envolvido nos sistemas de informação.
- Engenharia Reversa: Saber as vulnerabilidades de um sistema e falhas no seu código são o primeiro passo para desenvolver um código que possa as explorar. A engenharia reversa se vale da reconstrução do código de outras aplicações para descobrir seus problemas.
- Desenvolvimento de Vírus: Uma das "artes negras" da programação é o desenvolvimento de vírus. Esse tipo de habilidade sabe lidar com os vírus presentes na rede e até mesmo na sua mão. Mas precisa ser utilizada com muito cuidado, pois quem brinca com fogo também pode ser queimar...
- Roteamento: Quando utilizamos a rede, as mensagens passam por uma série de nós antes de chegarem ao seu destino. A habilidade de roteamento possibilita a manipulação das rotas e dos nós da rede a seu favor.
domingo, 2 de agosto de 2015
Feedback e Fotos do 4º Lab.Jogos
Seguem algumas fotos do pessoal jogando o Hackers no evento:
Um feedback que tivemos durante os play tests foi que alguns jogadores sentiram falta de poder agir durante o turno de outros jogadores, cortando um pouco da interação e colaboração. Essa característica é um pouco "herdada" de jogos que serviram de inspiração, que apresentam essa mesma questão.
Segundo Protótipo Hackers Boardgame Chegou!!! (Rio de Janeiro entra no circuito de playtest)
Irei fazer alguns “playtests” solos, outros serão com amigos, e/ou alguns alunos mas já estou me programando para comparecer em pelo menos uma segunda-feira do mês de Agosto no evento semanal da REDBOX (Av. 13 de Maio, 33 - Lj 406 Centro, Rio de Janeiro/RJ)... Então fique ligado porque você pode ser um dos sortudos a fazer o “playtest” na Redebox! (e olha que nem estou recebendo para divulgar o evento da loja...rsrsrs)